quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Abemos Obama!

É impressionante como a grande mídia trata da eleição/posse do presidente estadunidense Barak Obama. Parece que essa pessoa foi eleita presidente do planeta e não apenas de um dos países mais detestáveis e detestado do mundo.
Como se não bastasse reduzir o mundo à mera esfera de influência dos EUA, as expectativas que colocam em cima dele fazem-no parecer um semi-deus.

Mesmo que isso fosse realidade, é preciso antes lembrar que num regime político republicano, as decisões do poder executivo não tem fim em si mesmas, ou seja, não dependem só do senhor semi-deus e presidente do mundo Barak Obama. Elas passam também pelo crivo do legislativo (o congresso estadunidense), onde se acotovelam democratas (situação) e republicanos (oposição).
Caso não raro, o congresso estadunidense é tão sujo quanto o seu irmão tupiniquim. Basta lembrar do episódio onde o Sr. Bush para conseguir liberar 700 milhões de dólares para dar liquidez à sua economia, já em crise, teve que negociar e dar benesses para os seus nobres deputados e senadores em troca da aprovação do pacote.

Além do congresso, nos EUA existe um 4º poder, que age paralelamente aos demais e por vezes (para não dizer na maioria das vezes) se sobrepõe a eles. Trata-se dos lobys e corporações que dominam a economia e política estadunidense, e, por vezes mundial.
Essa última instância de poder faz do legislativo daquele país uma simples marionete, vendendo-lhes seus interesses e manobrando-lhes da maneira que bem lhes aprouver, maquiavelicamente falando. Tão forte são essas corporações e lobys que até mesmo o executivo se ajoelha a eles (como dizia uma velha piadinha política: a diferença entre um democrata e um republicano está na velocidade com que se ajoelham aos lobys) dado seu gigantesco poder de persuasão, invariavelmente econômica, mas também política.

Difícil acreditar que uma só pessoa, como se fosse um messias, vá resolver todos os problemas do mundo, ou quiçá os problemas do seu país! Primeiro ele terá que dizer com qual milagre conseguirá passar por cima dos interesses escusos que dominam a política dos EUA, para tratar dos interesses reais da população comum do seu país que o elegeu.
O ópio da nossa “amável” imprensa, e não só a brasileira, tem contaminado demais as pessoas que parecem viver num conto de fadas, como se a partir da posse de Obama, todos os problemas possíveis e imagináveis dos EUA e do mundo serão findos. Ledo engano!

2 comentários:

Anônimo disse...

Então...
Abemos Obama ! rs
Beijos
Lô.

Thiago Santos Silva disse...

AI critica novo envio de armas dos EUA a Israel

Londres, 2 abr (EFE).- A Anistia Internacional (AI) denunciou hoje a chegada a Israel de uma carga de armas procedente dos Estados Unidos e pediu ao presidente americano, Barack Obama, que atue e coloque fim a esses envios de material bélico.

Novo presidente, velhas políticas.
Para quem achava que Obama iria mudar algo, aí está mais uma prova irrefutável do continuísmo das mesmas políticas que foram vigentes nos governos anteriores.
Nada de surpreendente!

Segue a notícia completa no link:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1070337-5602,00-AI+CRITICA+NOVO+ENVIO+DE+ARMAS+DOS+EUA+A+ISRAEL.html