segunda-feira, 12 de maio de 2008

O Pastor de Obama!

Nesta ultima semana a corrida presidencial estadunidense ganhou uma nova polêmica ao serem divulgados vídeos do reverendo Jeremiah Wright, “assessor espiritual” do pré-candidato do partido democrata Barak Obama.
Vídeos estes em que reverendo faz críticas contundentes ao povo estadunidense e sua política externa, mas que não foram bem recebidos pela população daquele país.

Algumas das frases do reverendo:

"Bombardeamos Hiroshima, Nagasaki e bombardeamos com armas nucleares muitas outras pessoas que os milhares (que morreram) em Nova York e o Pentágono e nunca mudamos", afirmou Wright no domingo após os atentados de 11 de Setembro.

"Apoiamos o terrorismo de Estado contra os palestinos e os negros da África do Sul e agora ficamos indignados porque o que fizemos se volta contra nós".

"Este país foi fundado e é dirigido segundo um princípio racista (...). Acreditamos na superioridade branca e na inferioridade negra e acreditamos nisso mais que no próprio Deus".Num sermão de 2003, Wright disse que os negros deveriam condenar os EUA por sua atitude para com eles: "Deus maldiga os Estados Unidos por dispensar aos seus cidadãos um tratamento inferior ao humano. Deus condene os EUA enquanto estes continuarem atuando como se fossem Deus e supremos".


A mim parece que o reverendo Wright tem uma postura e uma visão bastante sóbria sobre o povo e as recentes políticas externas estadunidenses, mas parece que a verdade incomoda este povo que gosta e quer continuar “brincando de ser Deus” e impor ao mundo todo o seu modo de vida como se este fosse superior aos demais.
Gostaria que Obama ratificasse o discurso de seu antigo "assessor espiritual", mostraria maturidade com isso, mas seria um suicídio político.
Gostaria que o povo daquele país repensasse sua conduta, mas parece que isso é impossível diante da empáfia em que vivem e da própria crença de que são "O" povo predestinado por Deus.

Aos que vêem alguma esperança de avanço ou melhora de postura dos EUA com uma vitória eleitoral de Barak Obama temo que vão se decepicionar.

Abraço a todos!

Nenhum comentário: